Conforme descrito anteriormente a moldagem e a cura do corpo de prova de concreto é de extrema importância para o controle de qualidade de uma obra, por isso é muito importante que esses procedimentos sejam realizados conforme orientação da norma de referência ABNT NBR 5738, pois os resultados dos ensaios de resistência realizado nos corpos de prova podem ser sejam mascarados, muitos resultados de ensaios apresentam com valores de resistência inferiores ao especifico em projeto justamente pela não aplicação dos procedimentos corretos de e moldagem e cura dos corpo de prova.
Normalmente são utilizados fôrmas metálicas com diâmetro 100 mm e altura 200 mm para a moldagem de concreto de estrutura convencionais. Para a moldagem correta deve ser realizada verificação do slump do concreto recebido, através dos ensaio de determinação da consistência pelo abatimento de tronco de cone - NBR NM 67, uma vez com o resultado do Slump do concreto pode-se dimensionar as quantidade de camada para a realização do adensamento do corpo de prova de concreto, que deve ser conforme tabela 1 da Norma ABNT NBR 5738.
Exemplo:
Um concreto recebido em obra na apresentou slump abaixo que 160 mm, utilizando fôrmas metálicas de 100 x 200 (mm), o corpo de prova pode ser moldado em duas camadas iguais na qual devem ser adensadas manualmente com 12 golpes utilizado a haste de socamento, ou o corpo de prova pode ser moldado em uma camada, porem deve ser utilizado o adensamento mecânico.
Antes da moldagem dos corpos de prova as fôrmas devem se revestidas com uma camada fina de óleo mineral para facilitar a desforma dos mesmos. Durante a cura inicial os corpos de prova de concreto devem ser armazenado em local protegidos de intemperes, em superfície plana (rígida), livre de vibrações ou qualquer outra de causa que possa perturbar o concreto. São poucos Cursos de Construção de Civil que focam nesse tipo de informação, muitos profissionais são treinado somente em campo uma pena
Os corpos de prova cilíndricos devem ser deformado no mínimo para 24 hora da sua moldagem. Após a desforma os corpo de prova devem ser submetidos imediatamente ao processo de cura úmida até o dia do ensaio de resistência, esse processo pode ser através do seu armazenamento em solução saturada de hidróxido de cálcio ou em câmara úmida.
Mais informações sobre esse assunto assista o video o meu canal do Youtube
Acelere o seu Crescimento Profissional
Curso Execução e Inspeção de Estrutura de Concreto - Método NTP