No recebimento do concreto para lançamento em estrutura de concreto armado, devem ser seguidos alguns requisitos, que muitas das vezes esse requisitos não são atendidos pelos profissionais da construção civil, e o recebimento do concreto de forma errada pode interferir nos resultados dos ensaios realizados. Segundo a Norma ABNT NBR ABNT MN 33, as amostras devem ser obtidas aleatoriamente, logo após terem sido completadas a adição e a homogeneização de todos os componentes do concreto, principalmente após a incorporação total da água de mistura. As amostras de concreto devem representar todo o concreto recebido e lançado na estrutura.

A norma ABNT MN 33, recomenda um serie de precauções para a realização do recebimento de concreto em obras, porém nem sempre essas precauções são atendidas pelos profissionais da construção civil, na maioria das vezes por falta de conhecimentos técnicos e treinamento especifico, abaixo segue algumas das precauções recomendadas pela norma ABNT MN 33 para o recebimento de concreto em obras (muitos cursos construção civil não ensinam isso):
A frequência e o número de amostras a serem coletadas dependem dos ensaios que serão realizados para a determinação da conformidade do concreto com os requisitos estabelecidos nas especificações sob as quais foi produzido.
O tempo decorrido entre a obtenção da primeira e da última porções de uma amostra composta será o menor possível, não devendo em nenhum caso ser superior a 15 min.
O volume da amostra deve ser pelo menos 1,5 vez a quantidade necessária para a realização dos ensaios. Para ensaios de resistência à compressão, a amostra mínima será de 30 L.
A coleta de amostras deve ser realizada durante a operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais períodos regularmente espaçados,
Para efetuar a coleta de amostras, interceptar com o recipiente a totalidade da seção do fluxo de concreto no ponto de descarga da betoneira ou desviar completamente a descarga para dentro do recipiente de amostragem. Proceder cuidadosamente de forma a não restringir o fluxo de concreto, a fim de evitar a segregação de seus componentes.
As diferentes porções de uma mesma amostra devem ser registradas com uma concha metálica ou uma pá, dentro de um recipiente ou sobre uma superfície limpa e não absorvente, a fim de tornar a amostra uniforme.
Durante o intervalo de tempo decorrido entre a extração e sua utilização, a amostra deve ser protegida do sol, do vento e de qualquer outra fonte de evaporação ou contaminação.