builderall

Ferragens e Armadura: Execução e inspeção


As inspeções nas armaduras utilizadas em estruturas de concreto armado devem receber atenção especial tanto quanto os sistemas de Fôrmas e escoramento o concreto a ser utilizado, em nenhum caso deve ser empregado na estrutura de concreto aço de qualidade diferente da especificada no projeto, sem aprovação prévia do projetista. Cada produto deve ser claramente identificado na obra, de maneira a evitar trocas involuntárias.

O processo de ancoragem dos componentes de armaduras por aderência ou por meio de dispositivos mecânicos deve seguir o que estabelece o projeto da estrutura.


Artigo Construção Civil Norma de referencia - ABNT NBR 14931



As armaduras de uma estrutura de concreto armado devem esta em conformidade com o projeto e atender as tolencias normativa. Os principais itens a ser verificado nos armaduras antes do lançamento do concreto, são:


Dimensões: A inspeção dimensional é um item de extrema importância de verificação nas armaduras, pois antes do lançamento do concreto deve-se garantir que as armaduras estejam em conformidade com o projeto executivo e tolerâncias Normativa. Muitos cursos construção civil não abordam esse item tão importante da construção civil, tão pouco que existem tolerâncias dimensionais para a execução de armaduras de estrutura de concreto, é muito importante o inspetor de controle de qualidade conhecer as tolerâncias dimensionais para execução de armaduras de uma estrutura de concreto antes de realizar suas inspeções, mas não é isso que acontece na pratica, muitos profissionais não são treinando para realizar essa atividade, mesmo que tenha sido contratado para tal.  


Limpeza: A superfície da armadura deve estar livre de ferrugem e substâncias deletérias que possam afetar de

maneira adversa o aço, o concreto ou a aderência entre esses materiais. Armaduras que apresentem

produtos destacáveis na sua superfície em função de processo de corrosão devem passar por limpeza

superficial antes do lançamento do concreto.


Posicionamento: A armadura deve ser posicionada e fixada no interior das fôrmas de acordo com as especificações de projeto, com as tolerâncias estabelecidas na ABNT NBR 14931, caso o projeto da estrutura, em virtude de circunstâncias especiais, não as exija mais rigorosas, de modo que durante o lançamento do concreto se mantenha na posição estabelecida, conservando-se inalteradas as distâncias das barras entre si e com relação às faces internas das fôrmas.


Cobrimento: O cobrimento especificado para a armadura no projeto deve ser mantido por dispositivos adequados ou espaçadores e sempre se refere à armadura mais exposta. É permitido o uso de espaçadores de concreto ou argamassa, desde que apresente relação água/cimento menor ou igual a 0,5, e espaçadores plásticos, ou metálicos com as partes em contato com a fôrma revestidas com material plástico ou outro material similar.

Não devem ser utilizados calços de aço cujo cobrimento, depois de lançado o concreto, tenha espessura menor do que o especificado no projeto.


Gostou desse Artigo?

Mais Informações assista o Vídeo