builderall

Fôrmas Estruturas de Concreto Armado: Execução e Inspeção


O sistema de fôrmas compreende muito mais que somente as fôrmas, também fazem parte do sistema o escoramento, o cimbramento e os andaimes, incluindo seus apoios, bem como as uniões entre os diversos elementos. E todos esse itens devem ser devidamente inspecionado por inspetor habilitado e estar em conformidade com a Norma ABNT NBR 14931 - Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Sabendo disso vamos comentar nesse artigo os 5 principais itens de verificação, a ser inspecionado no sistema de Fôrmas e escoamentos antes do lançamento do concreto.


Artigo Construção Civil Norma de referencia - ABNT NBR 14931





Os sistemas de Fôrmas e escoramentos devem esta em conformidade com o projeto e atender as tolerâncias normativa. Os principais itens a ser verificado no sistema de Fôrmas e escoramento antes do lançamento do concreto, são:


Dimensões: A inspeção dimensional é um item de extrema importância no sistema de Fôrmas e escoramento, pois antes do lançamento do concreto deve-se garantir que o elemento estrutural, tenha sua dimensões em conformidade com projeto executivo e tolerâncias Normativa. Muitos cursos construção civil não abordam esse item tão importante da construção civil, tão pouco que existem tolerâncias dimensionais para a execução de estrutura de concreto, é muito importante o inspetor de controle de qualidade conhecer as tolerâncias dimensionais para execução de uma estrutura de concreto antes de realizar suas inspeções, mas não é isso que acontece na pratica, muitos profissionais não são treinando para realizar essa atividade, mesmo que tenha sido contratado para tal.  


Estanqueidade: Deve ser verificada a estanqueidade das fôrmas antes do lançamento do concreto, afim de evitar o máximo de perda de pasta de cimento, admitindo-se como limite a surgência do agregado miúdo da superfície do concreto.


Esquadro: Deve ser verificado o esquadro das fôrmas antes do lançamento do concreto, afim de evitar que o elemento estrutural receba tensões na qual na foi projetado.


Limpeza: Para se um item básico mas muitos profissionais não se preocupam com a limpeza das Fôrmas antes do lançamento do concreto, o elemento estrutural não deve ser concretado se no interior da fôrma conter: agua suja, lama, resto de arames, resto de madeiras ou qualquer outro tipo corpo estranho ao concreto, pois pode interferir na sua existência final do elemento estrutura. 



Prumo: Deve ser o verificado prumo das fôrmas antes do lançamento do concreto, afim de evitar que o elemento estrutural receba tensões na qual na foi projetado.



Gostou desse artigo?

Mais informações sobre esse assunto assista o vídeo