Para a elaboração de uma traço de concreto, deve-se definir das suas características principais, como por exemplo: resistência a compressão, trabalhabilidade (Slump), peso especifico, entre outras, porém nesse artigo vamos estudar somente essas três características.
A resistência a compressão e a trabalhabilidade do concreto está relacionada diretamente com a relação agua cimento (a/c) e o peso especifico esta diretamento ligado ao agregado graúdo utilizado na mistura.
Abaixo vamos estudar o exemplo de elaboração de um traço de concreto convencional com Fck=30 Mpa Slump=100+/-20mm e peso específico 2.200Kg/m³.
Como descrito no texto acima para a elaboração de uma traço de concreto deve ser definida suas principais características, nesse exemplo iremos estudar um traço de concreto com as seguintes características:
Fck=30 Mpa , Slump=100+/-20 mm e peso específico 2.200kg/m³.
Para atender o peso especifico do concreto neste caso podemos utilizar como agregado graúdo a brita de granito que certamente adentará o peso específico solicitado, se o peso específico fosse maior poderíamos utilizar outro material como o basalto, neste caso o concreto atingiria o peso específico entorno de 2.400kg/m³.
Para atender a resistência a trabalhabilidade já é necessário o estudo de dosagem do traço. A norma ABNT NBR 12655, recomenda que o estudo de dosagem deve ser realizado conforme a seguinte expressão:
Vamos realizar o estudo de dosagem para o concreto Fck=30Mpa, (Sd=4,0, conforme método de preparo A tabela 6 da ABNT NBR 12655:2015).
Então:
fcmj = 30 + 1,65 x 4 = 36,6 Mpa - Significa que teremos que elaborar um traço inicial para atingir a resistência de 36,6 Mpa.
Agora vou explicar como eu faço para elaborar o traço, sem conhecer o comportamento dos materiais (agregados), o cimento vamos utilizar um CPIII-40.
Eu costumo iniciar os estudos com um traço que eu chamo de padrão para identificar o comportamento dos materiais, o traço padrão que eu utilizo é 1:2:3:,0,6 (cimento:areia:brita:agua).
É esperado que a resistência de desse traço seja entre 20 e 25 Mpa, slump 120+/-20mm, uma vez, confirmado esses dados, ja sabemos que devemos aumentar o consumo de cimento e talvez diminuir a relação agua cimento.
Através de correlações matemáticas já conseguimos determinar o traço que provavelmente ira atender o requisitos solicitados, porém podemos realizar na prática de tentativas com outros traços. Já sabemos que devemos aumento o consumo de cimento, para isso podemos utilizar o executar o traço 1:2:2,5:0,6, com certeza a resistência desse traço será maior que a do anterior entorno de 25 a 30 MPa, porém o slump deverá ser muito inferior ao especificado, ai que surge a necessidade da utilização de um aditivo, quando é utilizado um aditivo na mistura do concreto conseguimos um concreto com a resistência maior sem necessidade de acrescentar agua para atingir a trabalhabilidade desejada.
Para chegar na resistência desejada (36,6 Mpa com slump 120+/-20mm), seguindo esses passos você vai precisar de testar mais um traço porém agora as chance de acertar é muito grande uma vez que você já conhece o comportamento dos materiais: a próxima tentativo vamos rodar o seguinte traço: 1:2:2:0,5 com um aditivo polifuncional para amentar a trabalhabilidade do concreto, e´ bem provável uma vez os outros teste realizados apresentaram o resultados esperados esse traço apresentará o resultado compatível com o solicitado, esse traço deverá apresentar uma resistência entre 30 e 38 MPa, com slump 120+/-20mm dependendo do aditivo empregado.
Espero que tenha gostado desse artigo, que saber mais sobre o assunto e sobre inspeção e fiscalização de obras, veja abaixo o meu Curso Construção Civil - Edificações com ênfase em Inspeção e Fiscalização de Obras.