Caso o fornecedor do material não diponibilise os certificados de qualidade devem se realizada a verificação das propriedades mecânicas e características próprias das barras e fios de aço destinados, através amostragens conforme a seguir:
As barras ou fios de cada fornecimento devem ser repartidos em lotes aproximadamente, cujas massas máximas não excedam 30 toneladas.
Os lotes devem ser idenfiticados (numeração sequencial, nome do fornecedor e numero de nota fiscal), e segregados á uma área de espera, até que sejam realizados os ensaios conforme ABNT NBR 7480, após a realização dos ensaios e a análise dos seus respectivos resultados, quando atenderem aos limites estabelecidos pela ABNT NBR 7480, os lotes devem ser liberado para construção, caso contrário os mesmos devem ser devolvidos para o fornecedor.
Extrair de cada lote aleatoriamente 3 amostras (corpo de prova) de comprimento no mínimo de 1,5 metros, identifica-las e envia-las ao laboratório para realização dos ensaios. Os requisitos de propriedades mecânicas das barras e fios devem ser verificados através dos ensaios.
Ensaio de tração NBR 6349;
Ensaio de dobramento NBR 6153.
Devem ser fornecidos pelo fabricante os certificados dos materiais.
Cordoalha de aço para concreto protendido
As características das cordoalhas utilizadas em estruturas de concreto protendido devem atender as especificações da NBR 7483.
Deve ser exigidos do fabricante certificados de ensaios do material fornecido.
Para a verificação da integridade física das cordoalhas devem ser analisados as características do material utilizado, através dos ensaios realizados pelo comprador ou Fabricante.
O ensaio de tração das cordoalhas deve ser executado conforme a ABNT NBR 6349, determinando-se gráfico “Carga x Deformação”, carga a 1% de alongamento total, carga de ruptura, alongamento total após ruptura e módulo de elasticidade em todos os corpos-de-prova.
O ensaio de relaxação das cordoalhas deve ser executado conforme a ABNT NBR 7484, determinando-se os valores da relaxação para uma carga aplicada equivalente a 80% da carga de ruptura mínima especificada.